Brincar na Educação Infantil: Como Integrar Brincadeiras Estruturadas

Brincar é muito mais que diversão: é uma ferramenta pedagógica essencial na educação infantil. Quando bem planejado, o brincar favorece aprendizagens cognitivas, emocionais, sociais e motoras — desde o atendimento aos Marcos da BNCC até o desenvolvimento integral das crianças.

Diferença entre brincar livre e estruturado

De acordo com a BNCC, brincar é um eixo estruturante da prática pedagógica e um direito de aprendizagem e desenvolvimento.

  • Brincar livre: espontâneo, impulsionado pelas crianças, estimula criatividade, autonomia e expressão individual.

  • Brincar estruturado: desenho pedagógico com objetivos, materiais e regras, permitindo avaliação e alinhamento claro com o currículo.

Benefícios cognitivos e socioemocionais

Pesquisas indicam que atividades lúdicas planejadas promovem:

  • Cognitivos: raciocínio lógico, linguagem, memória e resolução de problemas.

  • Socioemocionais: interação social, empatia, autocontrole e regulação emocional.

Estudo da UFPB sobre crianças de 0–3 anos afirma:

“O brincar [...] tem um papel importante para o desenvolvimento infantil” e evidencia que “brincadeiras bem planejadas e com intencionalidade se tornam fortes aliadas do desenvolvimento”. 

 

Exemplos de brincadeiras por faixa etária

Idade Brincadeira estruturada Habilidades trabalhadas
0–2 anos Caixa sensorial com texturas e sons Coordenação motora, sensorial e permanência de objeto
3–4 anos Circuito motor com obstáculos Equilíbrio, noção espacial e planejamento
5–6 anos Caça ao tesouro com pistas Lógica, linguagem e cooperação
5–6 anos Teatro de fantoches com roteiro Expressão, narrativa e interação emocional

 

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Como relacionar com a BNCC

A BNCC reforça seis direitos fundamentais na educação infantil: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Todas as brincadeiras planejadas devem estar associadas aos Campos de Experiências:

  • Mercadinho → escuta, fala, pensamento & imaginação

  • Siga o mestre → corpo, gestos e movimentos, atenção e autocontrole

O documento do Movimento pela Base (MEC/UNICEF) reforça que a brincadeira e as interações são eixos centrais das práticas pedagógicas recomendadas para a formação infantil.

Conclusão e chamada para ação

📚 Leia também: Tendências da educação infantil: 5 fatos essenciais pais e educadores

 

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Incorporar brincadeiras estruturadas no currículo da educação infantil vai além do lúdico: significa criar experiências significativas, alinhadas aos direitos e objetivos da BNCC. Ao planejar com propósito, o educador fortalece as bases cognitivas, emocionais e sociais das crianças.

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